terça-feira, 9 de março de 2010

Atividade 2.5 - Aula de Lateralidade

ATIVIDADE 2.5
CRIAÇÃO DE UM PORTIFÓLIO
CÉLIA TONSICA MARCATTO
SIMONE BEATRIZ GONÇALVES

UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A LATERALIDADE E O QUE A ELA ESTÁ RELACIONADA


A lateralização, cujo termo vem do latim e quer dizer “lado”, tem sido tema para muitos autores que se dedicam ao estudo da psicomotricidade, da linguagem e das dificuldades de aprendizagem. Para Negrine (1986), é durante o crescimento que a lateralidade da criança se define naturalmente, podendo, também, ser determinada por fatores sociais ainda muito marcantes nos dias de hoje em nossa sociedade.
Sabemos que a metade esquerda do corpo é controlada pelo hemisfério direito, ao passo que a outra metade é controlada pelo hemisfério esquerdo. Quando há dominância do hemisfério esquerdo, temos o indivíduo destro; quando ocorre a dominância do hemisfério direito, temos o indivíduo canhoto. É legítimo, porém, admitir que haja colaboração dos dois hemisférios na elaboração da inteligência. A literatura nos conta que o sinistro é o inverso do destro, que isso implica uma organização cerebral diferente, e que o desenvolvimento neurológico é diferente tanto nos dois hemisférios cerebrais quanto nos seus territórios neurossensomotores.
É por volta dos 6 aos 8 anos de idade que a lateralidade se manifesta.

FONTES
http://revistacrescer.globo.com/
Crescer/0,19125,EFC406249-2216,00.html
http://www.pdamed.com.br/diciomed/

POSSÍVEIS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS COM A LATERALIDADE

Fischer (1997, p.27) classifica os problemas de aprendizagem em dislexia, disortografia e discalculia.
A dislexia caracteriza-se por dificuldades de aprendizagem relacionadas à identificação, compreensão, interpretação dos símbolos gráficos e por leitura defeituosa, lenta e silabada. A criança disléxica não é capaz de soletrar palavras, mesmo que reconheça as letras. Troca as sílabas, substitui letras, omite letras ou palavras, inverte letras e, algumas vezes, tenta ler de trás para frente, confundindo, inclusive, letras com simetria semelhante. A dislexia consiste na dificuldade de aquisição da leitura na idade habitual, executando toda debilidade ou deficiência sensorial; a ela se associam dificuldades de ortografia e, em alguns casos, distúrbios psicomotores e de linguagem.
A disortografia consiste na dificuldade para memorizar as regras ortográficas e sintáticas, para usar adequadamente as letras SS, S, Ç, RR, R, CH e X, para diferenciar gênero de número, para inverter termos, para evitar erros gramaticais considerados grosseiros por especialistas da área.
A discalculia é a dificuldade na identificação de símbolos visuais, em cálculo, em concepção de idéias e em aspectos verbais ou não verbais.
No contexto atual, a Educação Física apresenta vários objetivos, estando entre eles um que é específico para as séries iniciais: buscar desenvolver as potencialidades da criança e, conseqüentemente, auxiliar na aprendizagem. Proporcionar a aprendizagem das crianças em vários esportes, criar o hábito da atividade física e mental bem como buscar o equilíbrio sócio-afetivo são outras finalidades da Educação Física.
Guiselini (1985, p.33) conclui que o “movimento corporal é um agente educacional por excelência”.
Acreditamos que um programa de Educação Física bem estruturado, voltado para o aluno, pode garantir um desenvolvimento harmonioso.

OBJETIVOS DA AULA COM EXERCÍCIOS DE LATERALIDADE:

- Fazer com que os alunos tenham consciência do seu corpo;
- Que saibam definir esquerda, direita, para cima e para baixo;
- Tenham domínio sobre os movimentos do seu corpo;

ETAPAS DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

 Colocar uma criança no centro. Pedir a outra criança que fique à direita dela; outra atrás; outra à frente e outra à esquerda. Batendo palmas, as crianças mudam de posição e dizem a sua nova posição.
 Fazer um caminho com cartazes direcionando as crianças para que elas se direcionem para esquerda, direita, atrás, seguir em frente.


COMPETÊNCIAS E CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS NECESSÁRIOS PARA DESENVOLVER A TIVIDADE

Não há necessidade de conhecimento prévio por parte dos alunos.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

Verificar se após todos os jogos e atividades desenvolvidas, os alunos estão aptos a identificar esquerda, direita, para cima, para baixo e ter noção de equilíbrio.




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