terça-feira, 2 de março de 2010

"Como utilizar as Tecnologias na Escola"

SIMONE BEATRIZ GONÇALVES
TURMA: 6
TUTORA: JANETE
ATIVIDADE: 2.4

“COMO UTILIZAR AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA”

O texto de José Manuel Moran fala sobre o caos de informações disponíveis às pessoas. A organização em um resumo coerente para compreendê-las melhor e de sempre questionar o entendimento é imprescindível e sendo assim construir novas compreensões, lembrando-se de que é sempre interessante subtrair o que há de importante e questionar, fazendo uma balança igualitária entre organização e inovação, e nunca usar isoladamente essas duas ferramentas.
Segundo Moran, as tecnologias contribuem para ratificar o que está consolidado e organizar o que está confuso e desajustado e a pesquisa não é um fim do objetivo, mas sim um meio para começar a entender, comparar, organizar e contextualizar. Temos um leque muito grande de informação, mas isso não quer dizer conhecimento. A internet vem sendo crucial para as pesquisas e o educador deve ser mediador e organizador/articulador e estimulador da aprendizagem.

Somos sabedores que nem tudo que encontramos na internet é seguro, mas o discernimento e o não querer somente copiar os conteúdos é de suma importância para ampliar os nossos conhecimentos. Devemos ter em mente que, a facilidade de pesquisa não deve nos tornar preguiçosos e ser uma simples cópia. Mas é preciso selecionar e verificar a confiabilidade do que está lendo e de como está sendo utilizado.
José Manuel Moran fala webquest que é uma forma de utilizar a internet como tarefa que parte de um tema, que seja elaborada pelo professor. Os alunos devem participar e ler, interagir e colaborar, criando um novo produto a partir do material obtido. Moran destaca que os alunos gostam de se comunicar pela internet. As escolas com redes eletrônicas abrem-se para o mundo e a divulgação faz com que o conhecimento compartilhado acelere as mudanças e agilize as trocas. A publicação se torna fundamental quando se trata da produção dos alunos, da aprendizagem deles, sendo mais significativo.

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